15/03/2014 11:04

Pedro Garcia

Soma está regular, aponta relatório da Defensoria Pública

Documento da Defensoria Pública diz ocupação cresceu respeitando os padrões de ocupação do solo

Um relatório apresentado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo à Justiça sustenta que a ocupação da Vila Soma, em Sumaré, cresceu respeitando os padrões de ocupação do solo e não invade terrenos de APP (área de preservação permanente).

O documento rebate as denúncias do MPE (Ministério Público Estadual) que fundamentaram a ação judicial pedindo o despejo dos moradores da área. Atualmente, o local abriga cerca de 9 mil pessoas.

Imagens da Vila Soma_Portal liberal.com.br

Imagens captadas através do aplicativo Google Earth mostram o início da ocupação, a explosão de barracos e a Vila Soma com ruas abertas

Reprodução

Imagens retiradas do aplicativo de geolocalização Google Earth e anexadas ao relatório da Defensoria mostram o espantoso crescimento da ocupação, criada em junho de 2012.

Em seis meses, a área passou de uma pequena invasão para uma gigantesca aglomeração de barracos, contando inclusive com divisões de ruas - atualmente, o terreno está da mesma forma que em dezembro de 2012, de acordo com imagens levantadas ontem pela reportagem no mesmo aplicativo.

Segundo o relatório, o parcelamento do terreno executado pelos moradores atende aos padrões de ocupação do solo da cidade, com ruas que variam de 6 a 10 metros de largura, identificadas com placas.

Defensoria diz que os lotes onde ficam as casas possuem 10 metros de frente por 25 metros de comprimento, ou 5 metros por 25 metros, "dependendo da composição familiar dos ocupantes".

Ainda de acordo com o relatório, algumas casas foram construídas em APPs no início da invasão, mas foram realocadas posteriormente. A Defensoria afirma que não houve desmatamento e que os cursos d'água não foram comprometidos. "Os lotes não são alagadiços ou sujeitos a inundações, já que ficam distantes das várzeas dos córregos", expõe o relatório.

O órgão diz, por fim, que muitos barracos são identificadas com o nome do morador e, frequentemente, são encontrados recados nas fachadas das residências relacionando a ausência do morador ao horário de trabalho.

A área de 900 mil metros quadrados fica no Parque Residencial Manoel de Vasconcelos. Em setembro do ano passado, a Justiça acatou ação do MPE e mandou os moradores saírem da área. Diversos impasses, no entanto, impediram que a ordem fosse cumprida e, em janeiro deste ano, a Defensoria conseguiu uma liminar suspendendo a desocupação.

Morte

Na sexta-feira passada, três acusados de balear e matar o guarda municipal Thiago Lourençatto, de 37 anos, foram encontrados na Vila Soma após um cerco policial feito no local, pela Polícia Militar e guardas de diversas cidades. Após atirarem na cabeça do patrulheiro, os bandidos fugiram para a ocupação e abandonaram o carro no local, antes de serem pegos.

O envio de qualquer comentário
é de responsabilidade do usuário.

10 Comentários


heleno

08/07/2014 19:38

qual a posibilidade das familias sair


marcia

02/07/2014 14:32

m.Liberal via Liberal mobile

Pense antes de chama de vagabundo pessoas q VC não conhece..sou trabalhadeira só não tenho aonde morar. Não adiquiri nada de herança nem de pai nem de mae. Meus filhos são ajuizados e meu marido um bom homem. Confio em Deus e espero q quando VC chamar alguem de vagabundo não esquece q VC tem filhos .sobrinhos.netos ou um amigo chegado.. não julga pra não ser julgado.


maringa

03/06/2014 19:05

tiao se tu tem casa ou terreno para nos dar entao nos dê e n fique criticando quem n tem. se vc n tem dó de nós, que isso n é favoreçido da sua parte, tente nos ajudar e n derrubar-nos pense nos cidadãos de bens e nas crianças que tem aqui., e nao na sua vida sómente alias todos nós somos pó e cinza. um dia se vai morrer e vai virar pó e cinza daonde simplesmente vc veio e n vai levar nada. pense por mais que vc seja rico vc tambem fede e cheira mal...


desconhecido

03/06/2014 18:58

tiao é faciu para quem tem seu abrigo legalizado dizer essas coisas mas pra quem tem misericordia e é sofredor igual a gente, entende. só sabe o que é sofrer quem sofre parece que vc nunca sofreu aliaz a terra é para todos os homens e n só para vc e os ricos terra que impostos n foi pago n tem dono dono somos nós. e bandido tem em todos os cantos da terra, e isso nunca vai acaba . n existe maneira ou jeito de acabar com isso pois quando colocaram jesus entre dois ladrões o povo escolheu o ladrao entao todos pagamos a consequencia


deia

20/05/2014 22:59

mais este terreno ja foi liberado e e legalizdo?


Adriana

30/04/2014 22:56

m.Liberal via Liberal mobile

Gostaria muito que vendesse a area do soma p nos , pois necessitamos de uma moradia , escola etc ! Onde se pelo o menos a cpfl entrasse p regularizar a energia eletrica !!!!


tiao

01/04/2014 17:16

já que o sr. ricardo disse que mora na vila soma e sabe que há bandidos no local, ele disse que conhece das leis, que tem direitos... pq vc não denuncia esses bandidos? pq as pessoas de bem da soma não tiram esses marginais dai??? sabe por quê? tem medo da lei dos homens, medo de represálias. não precisa me dizer quais são os direitos constitucionais do cidadão, mas lhe garanto que invasão de terreno alheio não está previsto em nenhuma lei/decreto/portaria.... está apenas na "lei dos homens" a mesma que te impede de denunciar os ladrões que moram na soma. você quer criar sua família nesse ambiente? você deve exigir uma moradia digna! do jeitinho que escreveu, isso eu concordo, vamos brigar juntos pra isso... mas sem invasão


ricardo mendes tomáz

28/03/2014 13:54

me desculpe seu "tião", mas pelo visto você não entende de leis e deixa eu te falar uma coisa, violência, morte, roubo e outros tipos de crimes existem em qualquer lugar, por uma infelicidade estes bandidos se esconderam aqui mas não eram moradores daqui se é que você sabe disso ou possa provar isso. sou morador do soma a quase dois anos e quando disse que você não entendia de leis é pelo fato de ser tão ignorante a ponto de não conhecer os direitos do cidadão que inclusive é seu também e é garantido pela constituição federal e alguns desses direitos inclui moradia,lazer,água, energia, educação entre outros, e para finalizar digo que assim como eu todos que estão aqui é em busca da moradia que é de direito nosso e digo ainda que são pessoas de bens trabalhadores pais de famílias honrados e respeitados. pense no que eu disse, infelizmente pessoas de má índole existem em qualquer lugar, ou você não mora no brasil ou não conhece a realidade da vida.


anderson

16/03/2014 06:50

uma vergonha .. é nojenta a situação da minha cidade... vai ter que aceitar uma cambada de vagabundos de sao paulo.. dando uma de coitados ... e os indices de violencia na regiao central só aumenta...


tiao